01
Jan 10

 

 

Anouchka, Madame Douazan, a tia-avó Simone… não são personagens de um romance de Joanne Harris, mas sim as fontes de inspiração para uma celebração da cozinha francesa de fazer crescer água na boca. Tal como Framboise, a heroína de Cinco Quartos de Laranja, Joanne Harris tem receitas de família que passaram de geração em geração e que agora decidiu partilhar connosco. Da Fogaça Festiva da Avó aos clássicos tradicionais franceses, tais como Moules Marinière ou Boeuf en Daube, A Cozinha Francesa de Joanne Harris é uma irresistível compilação de estufados, sopas, assados, saladas, tartes e doces.

Fruto da colaboração entre uma escritora que adora comida e uma ex-chef que adora escrever sobre comida, o presente álbum junta receitas simples, ainda que estilizadas, a partir da tradição gastronómica de uma família francesa.


“Muitas das minhas recordações mais antigas estão ligadas à comida. Lembro-me de fazer panquecas com Mémée, a minha bisavó, na sua casa em Vitré, quando tinha três anos. Lembro-me de longas férias de infância, na ilha de Noirmoutier, quando percorria os mercados de manhã cedo ou cozinhava sardinhas, na praia, numa braseira de carvão. São inúmeras as recordações que estão associadas aos sabores e aos aromas da cozinha; e são inúmeros os lugares e as pessoas que podem ser ressuscitados usando simplesmente uma mão-cheia de ervas ou uma receita antiga.”

Joanne Harris

publicado por Rita Mello às 14:55

pesquisar neste blog
 
links
Leitores
blogs SAPO