27
Jan 09

 

Sapatos de Rebuçado (ASA) marca o regresso do universo de doces encantamentos que caracterizou Chocolate, a obra, adaptada para o cinema (protagonizado por Johnny Depp e Juliette Binoche), que deu notoriedade a Joanne Harris. Este livro é a esperada continuação do percurso de Vianne Rocher – a suave feiticeira hábil na preparação de bombons, bolos e outras iguarias feitas à base de chocolate –, da pequena Anouk, agora uma inquieta pré-adolescente, e de um novo elemento familiar, a outra filha Rosette.
 
Passaram quatro anos e Vianne vive agora em Montmartre, no coração de Paris, gerindo uma tranquila chocolaterie, sem grande êxito financeiro. A família tenta adaptar-se à nova realidade, procurando integrar-se socialmente num mundo formatado, onde a diferença é olhada com inquietação e desperta animosidade.
 
Por isso mesmo, Vianne decidiu pôr de parte os seus poderes, a sua magia, procurando não se distinguir do comum dos mortais. Só que no processo perdeu uma importante parcela do colorido interior e reduziu o quotidiano a uma sucessão de dias monótonos. Quem mais sofre com a situação é Anouk, incapaz de compreender o comportamento da mãe e cada vez mais distanciada desta, para além de não conseguir uma integração bem sucedida na escola secundária que frequenta.
 
Tudo vai, porém, mudar com a entrada em cena de uma mulher vistosa, calçada com uns sapatos garridos. É esta personagem que irá agitar a estagnada existência de Vianne e respectiva prole e reintroduzir a magia nos pequenos gestos do dia-a-dia. No entanto, há um pequeno preço a pagar, que o livro desvendará.
 
Para todos os que gostaram do universo delicado de Chocolate, estes Sapatos de Rebuçado não desiludem. A tónica está, novamente, agora talvez mais acentuada no preço e peso da conformidade e da uniformização em sociedade e na dificuldade recompensadora de assumir as próprias diferenças e moldar com as próprias mãos o destino individual. Sempre sem perder a magia.

publicado por Rita Mello às 10:41

pesquisar neste blog
 
links
Leitores
blogs SAPO